O CRESS/PA mais perto da região dos Caetés

21/12/2017 17:40:47 -

O CRESS/PA mais perto de você. Esse é o principal objetivo da nova gestão que tomou posse no final de novembro com intuito de aproximar a categoria através de um movimento de fortalecimento e valorização dos/das assistentes sociais do Pará.

De olho nesse desafio, aconteceu na última sexta-feira, 15/12, o II Encontro Regional de Assistentes Sociais da Saúde na Região Rio-Caetés, com o tema “Desafios do Cotidiano”. Essa foi a primeira agenda da nova gestão no processo de interiorização da atuação do CRESS/PA.

O encontro, que teve o apoio da Secretaria de Estado e Saúde Pública do Pará e do Conselho Regional de Serviço Social, foi organizado por um grupo de assistentes sociais da área da saúde que atuam na região do caetés. O evento contou com a participação de 44 assistentes sociais dos municípios de Bonito, Capanema, Bragança, Augusto Corrêa, Tracuateua, Primavera, Cachoeira do Piriá, Peixe Boi, São João de Pirabas e Santa Luzia do Pará.

“O objetivo principal foi discutir o serviço social na região caetés, as dificuldades e desafios cotidianos, além de troca experiência e conhecimentos para tentar vencer os obstáculos do dia-a-dia, enfatizando muito a questão ética e os parâmetros para atuação do serviço social na área da saúde pública ”, explicou Luiza Helena Santana, conselheira do CRESS/PA e uma das organizadoras do evento.

Durante o encontro, o CRESS/PA foi representado pelos conselheiros Pedro Junior, Rosiane Souza, Kelly França e Luiza Helena Santana que aproveitaram a oportunidade para apresentar a nova diretoria do Conselho e esclarecer qual a principal missão dessa nova gestão. Segundo Rosiane Souza, “tentamos mostrar para a categoria que um CRESS fortalecido depende da participação de todos”.

“O encontro foi um ótimo ponta pé para a gestão. Esse foi um dos principais compromissos que essa nova gestão assumiu com a categoria, realizar essas capacitações e qualificações técnicas para vencer os obstáculos cotidianos. Além disso, é o início de um movimento importante de interiorização para que todos se sintam contemplados, onde se comece a construir uma rede de serviço social em todo o Estado. Também aproveitamos a oportunidade para realizar fiscalização na região e reunir com a Comissão de Articulação Intermunicipal de Capanema”, disse Rosiane Souza, que fez uma apresentação falando sobre a atuação ética dos/das assistentes sociais e sobre os parâmetros que conduzem e determinam a atuação da categoria

Assistentes sociais que atuam em diversos programas na área da saúde estiveram presentes no encontro e relataram a dificuldade em reconhecer o papel do/da assistente social no espaço de trabalho. Elas colocaram suas dúvidas, suas queixas, ressaltaram a questão do relacionamento interdisciplinar e a questão das decisões equivocadas de gestores que, muitas vezes, sendo indicações políticas e não técnicas, atrapalham o atendimento.

“O resultado foi muito positivo. Conseguimos identificar a visão dos assistentes sociais da saúde para que se comece um movimento da categoria na região, um movimento que venha se expandiam contemplados, onde se comece a construir uma rede de serviço social em todo o Estado. Também aproveitamos a oportunidade para realizar fiscalização na região e reunir com a Comissão de Articulação Intermunicipal de Capanema”, disse Rosiane Souza, que fez uma apresentação falando sobre a atuação ética dos/das assistentes sociais e sobre os parâmetros que conduzem e determinam a atuação da categoria

Outro ponto de destaque do evento foram às inscrições solidárias, com entrega de material de costura e crochê para a Associação da Mulher Luziense Olímpia da Luz – AMOL, uma Organização Não Governamental que atua no enfrentamento da violência e pela valorização da mulher em Santa Luzia do Pará.

Dona Josefa, vice-presidente da AMOL, apresentou um pouco do trabalho da associação que através de atividades artesanais ajuda na autoestima dessas mulheres vitimas de violência e, também, na geração de renda para suas famílias.