CRESS/PA PARTICIPA DE ENCONTRO DESCENTRALIZADO CFESS/CRESS EM MACAPÁ

17/07/2018 09:33:12 - Alexandre Jornalista

Este final de semana (14 e 15 de Julho) o CRESS 1ª região/Pará esteve presente no Encontro descentralizado-Norte do conjunto CFESS/CRESS que ocorreu em Macapá/AP.

Este evento faz parte do calendário organizativo anual dessas entidades que representam, fiscalizam e regulam o Serviço Social no Brasil, e preparam as discussões regionais a serem levadas ao encontro nacional que acontecerá na cidade de Porto Alegre/RS em setembro. O objetivo é preparar o conjunto CFESS/CRESS para enfrentar a conjuntura brasileira e pensar ações e medidas que elevem o Serviço Social a protagonista ativo das lutas em defesa da democracia e da justiça social, bem como qualifiquem e resguardem o exercício profissional.

Este segundo ano da gestão 2017/2019, é reservado ao monitoramento do planejamento (realizado em 2017, no 46º Encontro Nacional em Brasília) e objetiva examinar os êxitos e dificuldades na aplicação do plano e corrigir eventuais incongruências, estabelecendo estratégias para sua superação.

Os delegados do CRESS 1ª Região/Pará participaram das discussões que envolveram os eixos de Orientação e fiscalização profissional, comunicação, administrativo-financeiro, Ética e Direitos Humanos, Relações Internacionais, Formação Profissional e Plano de Lutas. Em cada um destes momentos puderam expor, entre outros, os êxitos e entraves na organização administrativas do conselho, os números das fiscalizações e visitas realizadas pelo CRESS/PA, as dificuldades no processo de inscrição e a redução da inadimplência.

Também estiveram presentes a representação dos CRESS do Amazonas, Tocantins, Acre, Rondônia, Roraima e o Amapá, este último, o anfitrião do evento que nos proporcionou um espaço muito rico de debates sobre os temas contemporâneos do Serviço Social no Brasil e na Amazônia.

“O espaço do descentralizado é importante para nossas trocas e deve servir para nosso fortalecimento enquanto região, para que os CRESS do norte consigam fazer o diagnóstico correto das ações, sobretudo das nossas dificuldades, e representar as peculiaridades amazônicas do Serviço Social em âmbito nacional”, assim se manifestou a conselheira presidente do CRESS/PA, Maria Rocha, em sua fala final no encontro, ressaltando as potencialidades que o CRESS do norte do Brasil detêm e podem influenciar nos rumos do Serviço Social brasileiro.