CARTA ABERTA AOS(AS) ASSISTENTES SOCIAIS DA REGIÃO NORTE

23/10/2018 12:46:08 - Alexandre Jornalista
Nós dos Conselhos Regionais de Serviço Social que compõem a região Norte dizemos NÃO AO FASCISMO: Em defesa da Amazônia, da Democracia e do Projeto Ético Político do Serviço Social.

A AMAZÔNIA está ameaçada e corre sérios riscos de ser devastada pela extrema direita, sendo uma moeda de troca com a bancada ruralista que apoia um projeto completamente destruidor para o meio ambiente brasileiro, principalmente na região Amazônica, com vistas somente ao lucro de grandes empresários e do capital em geral.

E qual o impacto caso esse desastre aconteça? Pobreza, violência, mortes no campo e na cidade, como também uma demanda absurda para nós Assistentes Sociais, sem vistas de termos condições estruturais para respondermos ao acirramento das expressões da questão social.

Nesse cenário, a nossa capacidade de resistência será mais uma vez posta à prova. O que a história já nos ensinou, de desrespeito a classe trabalhadora e de devastação da Amazônia por grandes empresas, pode se repetir de uma forma mais aniquiladora a nossa floresta, aos nossos costumes, cultura e aos povos indígenas e quilombolas e tudo que não for interessante ao grande Capital internacional. A ameaça é real e violenta, portanto, não podemos fechar os olhos aos riscos que corre nossa região amazônica.

A defesa da DEMOCRACIA será sempre nosso norte, na luta por uma sociedade que respeita as diferenças e que questiona e exige práticas direcionadas a equidade e justiça Social. Não podemos permitir que os usuários das políticas públicas acreditem que a democracia não é um regime bom o bastante para dar conta dos desafios que ora se põe no País, como por exemplo a questão da violência, pobreza e do desemprego. O quarto princípio do Código de Ética nos diz que nossa defesa é pela democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida, logo, nesta atual conjuntura política brasileira nós Assistentes Sociais não podemos deixar de defender e de se posicionar em favor de processos democráticos.

Defendemos o nosso PROJETO ÉTICO POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL. pois levamos décadas para perceber que o nosso projeto de profissão e de sociedade coadunam na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Não existe defesa do Projeto Ético Político com práticas e discursos conservadores e que caminhem para a manutenção da ordem burguesa. A construção do projeto ético-político tem uma história que remonta a transição da década de 1970 a 1980, final do período da ditadura militar, que marca um momento importante do Serviço Social no Brasil de transformação e recusa ao conservadorismo profissional. Nós Assistentes Sociais vivenciamos o período de ditadura militar e temos relatos de tortura, crueldade e perseguição de muitos(as) Assistentes Sociais, por isso reafirmamos DITADURA NUNCA MAIS!

Os nossos princípios do Código de Ética nos direcionam ao nosso compromisso com um projeto profissional e de sociedade comprometido com a classe trabalhadora, logo o princípio que trata da Defesa intransigente dos Direitos Humanos não nos permite apoiar candidaturas que incitam o ódio, a violência contra a população LGBTI, contra os índios, quilombolas, mulheres e demais segmentos que não compõem os interesses da extrema Direita. Nós Assistentes Sociais não podemos compactuar com um projeto dessa natureza que vai totalmente contrário ao direcionamento ético-político da nossa profissão.

Portanto, nós dos CRESS da Região Norte conclamamos a nossa categoria que mora e atua na Amazônia para lutarmos contra o fascismo, em defesa da Amazônia, da Democracia e do nosso projeto ético Político, pois a história da nossa profissão nos mostra o lugar de onde viemos e para onde não queremos mais voltar. Sigamos na luta sempre!