CRESS realiza I Oficina sobre Orientação de Estágio Supervisionado e Inscrição Profissional

26/10/2018 19:15:16 - Alexandre Jornalista

Na quarta-feira, 24/10, o CRESS da 1ª região deu inicio, na Faculdade da Amazônia – FAMAZ, ao projeto intitulado “I Oficina sobre Orientação de Estágio Supervisionado e Inscrição Profissional”, que será ministrado em 13 instituições de ensino aqui da capital. O objetivo é disseminar a informação sobre supervisão de estágio, divulgar o Conjunto CFESS/CRESS e orientar os estudantes sobre os procedimentos para adquirir o registro profissional após a formação em Serviço Social.

“A gente viu que essas informações estão chegando truncadas até a categoria. As comissões evidenciaram algumas problemáticas em relação ao processo de estágio supervisionado, principalmente, com algumas interpretações equivocadas sobre a questão do registro de atuação do campo de estágio”, explicou a conselheira Maria Geice Cordeiro.

O projeto é uma junção de três comissões do CRESS/PA: a Comissão de Inscrição, a Comissão de Fiscalização e a Comissão de formação.

A primeira noite de oficina, realizada na FAMAZ, foi ministrada pela conselheira Maria Geice Cordeiro e pelo assistente social Francisco dos Santos Neto. A aula contou com a participação de aproximadamente trinta pessoas, entre alunos do sétimo e oitavo período e supervisores acadêmicos e de campo.

Para a coordenadora do curso de Serviço Social da FAMAZ, Laira Santos, a parceria com CRESS é muito importante pra formação profissional: “Eu acho que é um momento de reafirmar nossa identidade profissional, principalmente no contexto que a gente está vivendo, em que a democracia está sendo ameaçada. Então, é o momento da categoria, de uma maneira geral, se reunir. Por isso, ir até as faculdades, falar de estagio e de inscrição, é muito importante para categoria profissional e o para os nossos discentes que estão em processo de formação”, disse a Coordenadora.

As oficinas são sempre ministradas por um conselheiro e por um/uma profissional da área devidamente adimplente e registrado no CRESS. Na FAMAZ, a conselheira Maria Geice Cordeiro contou com o auxílio do assistente social Francisco do Santos Neto.

“Hoje na atual conjuntura que a gente está vivendo de avanço dessa educação como mercadoria, de uma educação que tem muitas fragilidades, o Conselho Regional de Serviço Social tem papel fundamental. Além de fazer a fiscalização do exercício profissional é de extrema importância que ele dê apoio a questão da formação continuada, no próprio processo formativo dos/das assistentes sociais. Então essa oficina acontece no sentido de contribuir tanto para a fiscalização do trabalho profissional, como também potencializar uma formação mais qualificada para os/as assistentes sociais”, explica Francisco dos Santos Neto.

Para a aluna do sexto período do curso de Serviço Social da FAMAZ, Rosimere Silva, o momento foi muito importante: “porque foi o momento da gente, enquanto discente, se aproximar do conjunto CFESS/CRESS. Uma oportunidade para esclarecer dúvidas e também de se familiarizar com o nosso futuro profissional. Nós já fomos orientados em relação a toda legislação, mas é bem melhor quando a gente recebe a explicação de quem tem contato na prática, para adquirir orientação de como a atuação profissional pode ser efetivada. Então, isso é um dos pontos principais desse contato entre nos discentes com os representantes do CRESS: entender como funciona toda a estrutura, entender de que forma podemos chegar até eles, como realizar denúncias, que é uma situação que se torna bem comum agora nessa atual conjuntura de desmonte de políticas publicas. Espero que esse projeto se torne constante porque foi bem interessante”, relata a estudante.

A dinâmica do curso é dividida em quatro partes: a primeira trata da precarização do trabalho e como está o campo de atuação; o segundo momento fala das competências do CRESS e do CFESS; um terceiro momento fala o que é supervisão de estágio, qual é a regulamentação e sobre o Código de Ética da categoria; e por último a oficina trata sobre o registro profissional, sobre transferência, sobre cancelamento, sobre algumas questões de registro dentro do próprio Conselho.

Ontem, 25/10, foram realizadas oficinas na UNAMA e UNINASSAU e hoje, 26/10, o projeto acontece na FAAM. Confira o calendário até o dia 12 de novembro:

26/10 – FAAM – Ananindeua

30/10 – UNIP

31/10 – UNIP

01/11 – UNIP

05/11 – UNOPAR

06/11 – ESAMAZ

07/11 – FIBRA

08/11 – UFPA

09/11 – UNIASSELVI

12/11 - ANHANGUERA

Além disso, é importante lembrar que uma vez por mês, sempre na penúltima sexta-feira do mês, a comissão de formação abre espaço, na sede do Conselho, para formação de novos membros. Os interessados precisam estar adimplentes e registrados no CRESS. A próxima reunião acontece no dia 23 de novembro. Estão todos convidados!