O dia 18 de maio é emblemático para o Serviço Social. Neste Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o CFESS reafirma: a categoria de assistentes sociais e a sociedade precisam refletir conjuntamente sobre o aumento das violências sexuais que acometem crianças e adolescentes do Brasil e exigir o efetivo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os dados são preocupantes: somente nesta quinta-feira (16), o Ministério da Justiça e Segurança Pública prendeu 314 pessoas e resgatou 163 crianças e adolescentes em uma operação de combate à exploração sexual infantil.
É importante ressaltar ainda que a relação entre a atuação de profissionais do Serviço Social com o ECA reside no fato de que grande parte da categoria trabalha na execução das políticas públicas e sociais. É justamente por meio da efetivação destas políticas e da integração do Sistema de Garantia de Direitos que o ECA ganha materialidade, constituindo assim uma ‘rede de proteção’. Além disso, o Conjunto CFESS-CRESS tem materiais e publicações para subsidiar a atuação profissional doe assistentes sociais.
Venha saber mais sobre esse assunto e acessar materiais pelo nosso site: https://tinyurl.com/18M2024
#DescriçãodaImagem: card com fundo nas cores amarelo e roxo que traz chamada com os dizeres: “sou assistente social, protejo nossas crianças e adolescentes!”. Mostra também a ilustração de uma criança negra com deficiência segurando um girassol, símbolo da campanha #FaçaBonito.

Pular para o conteúdo