Aprovado em 13 de março de 1993 e instituído pela Resolução n° 273 do CFESS, o Código de Ética da/o Assistente Social hoje está completando 31 anos.
Sim! Um dos marcos importantes, resultado de uma construção coletiva, precisa ser lembrado. E mais do que isso! Cabe a nós Assistentes Sociais reafirmar nosso compromisso com um exercício profissional direcionado a assegurar direitos sociais e à luta por uma sociedade mais justa e igualitária; sem discriminação, sem preconceito e sem violência; firmados em princípios éticos.
Ao longo da história de nossa sociedade, nos deparamos com desigualdades sociais que se materializam na vida de mulheres e jovens pretos, pobres, pessoa com deficiência, pessoa idosa, LGBTQI+, povos tradicionais, indígenas e outros seguimentos excluídos na sociedade. E não basta somente lembrar da existência do que nos atinge e daquilo que nos confronta em nosso cotidiano de trabalho.
Nos cumpre lembrar de um sistema capitalista e da questão social que é nosso objeto de estudo. Mas de que forma podemos fazer isso? Quais os alicerces teóricos e normativos que devemos adotar? Nossas reflexões devem ser constantes, pois sem reflexão crítica, não há construção e não há transformações.
É preciso lembrar da história do Serviço Social. Dos fundamentos do Serviço Social. É preciso lembrar que as condições objetivas da atividade profissional, perpassam pelo processo histórico de nossa sociedade, lembrar da construção das políticas sociais (nossa arena de atuação), da construção de um projeto societário, do projeto ético político profissional.
As reflexões aqui postas, são necessárias para nos impulsionar a trilhar o caminho do entendimento do significado de uma construção. Nosso projeto ético político da profissão, nos apresenta valores, princípios, objetivos e dentre os pilares desse projeto, está o Código de Ética Profissional do/a Assistente Social, e este deve ser lembrado e materializado todos os dias, pois só assim teremos finalmente entendido a função do coletivo.
#descriçãodaimagem card com fundo aquarela predominantemente lilás claro, contendo árvore símbolo e informações sobre a celebração de 31 anos do Código de Ética.
Gestão 2023-2026 / Democracia e Direitos Humanos se encontram no coletivo: o CRESS somos