CRESS-PA Participa de lançamento de manual para orientar membros do Ministério Público sobre as Atribuições do Serviço Social e de outras profissões no Sistema de Justiça.

O Conselho Regional de Serviço Social, representado por sua conselheira-presidenta, Regina Teodósio, acompanhada da Assessora Especial Nayara Negrão, participou de evento promovido pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ), coordenado pela Promotora de Justiça Mônica Freire, do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), para o lançamento de Manual intitulado “Atribuições do Assistente Social no campo sociojurídico e nas políticas de assistência social e de saúde”. O lançamento ocorreu no gabinete da Procuradoria-Geral, na presença do Procurador-Geral, em exercício, Antônio Eduardo Barleta de Almeida.
O documento objetiva aprimorar a atuação dos membros do Ministério Público no que concerne a conhecer o papel das/os Assistentes Sociais, das/os Pedagogos e das/os Psicólogos no Sistema de Justiça. A elaboração do Manual foi responsabilidade da equipe do CAOIJ, do Centro de Apoio Operacional Tecnico – CAOTEC e das Assistentes Sociais do Grupo Técnico Interdisciplinar do Ministério Público, Maria de Lurdes Almeida e Sheyla Oliveira, além da colaboração de outras Assistentes Sociais do MPPA: Cecília Lima, das Promotorias de Justiça da Família e Jandira Miranda, da Promotoria de Justiça de Icoaraci, com prefácio feito pelo Conselho Regional de Serviço Social.
Além dos membros do MPPA e CRESS já citados, o evento contou com a participação de Juliana Siqueira, Assistente Social representante do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, e outras Assistentes Sociais do Órgão Ministerial, como: Ana Lucia Eluan (Coordenadoria da PJ de Defesa Comunitária e da Cidadania), Cecília Lima (3ª e 7º Promotorias de Justiça da Família), Maria de Lourdes Almeida (Grupo Técnico Interdisciplinar), Carmem Pinheiro (Promotorias de Justiça de Ananindeua) e Maura Moraes (Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição – Nupeia).
A conselheira-presidenta do Conselho Regional de Serviço Social, Regina Teodósio, ressalta a colaboração para o êxito do trabalho. “O resultado do Manual revela a importância que é a conjunção e a articulação entre os trabalhos do Ministério Público e de outros agentes sociais para que nós possamos responder à sociedade sobre as atribuições privativas das/os Assistentes Sociais, Psicólogos e Pedagogos no atendimento à criança e adolescente”, pontua.