REGIÃO CARAJÁS II RECEBEU AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO E FORMAÇÃO

No período de 28 de agosto e 01 de setembro o CRESS-PA esteve presente na região Carajás II nas cidades de Canãa dos Carajás e Parauapebas. As ações fazem parte da articulação entre a Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI),Comissão de Descentralização e Formação Profissional.

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO
Durante a semana as agentes fiscais, juntamente com as/os conselheiras/os da gestão CRESS-PA, visitaram os espaços sócio- ocupacionais das/os Assistentes Sociais das esferas dos poderes municipal e estadual.
Com base no Art. 10, II da Lei de regulamentação da profissão, o CRESS tem a atribuição de fiscalizar o exercício da profissão. Este momento contou com o importante apoio do Núcleo de Base (NUCRESS) que auxilia na gestão política do Conselho.
Este núcleo descentralizado, é estratégico, conforme verbaliza a representante do NUCRESS-CARAJAS II e Assistente Social Nubia Roma: “É de suma importância a vinda de um processo fiscalizador por parte do CRESS para os municípios, em especial, para os integrantes da região do NUCRESS Carajás 2, devido ao grande número de profissionais na região e existência de vários campos de atuação profissional, dentre público, privados e não governamentais. Momento este de orientação ao profissional e a instituição, de modo que se garanta os nossos direitos e dos usuários atendidos por nós, mediante, principalmente a estrutura de atendimento que possa garantir o sigilo profissional e o atendimento humanizado”.
Equipamentos das políticas de Assistência Social, Saúde e Sóciojurídico foram visitados pelas agentes fiscais que averiguaram as condições físicas, técnicas e éticas do exercício profissional e outros instrumentos normativos expedidos pelo CFESS. As/os conselheiras/os, reforçaram, junto às/aos Assistentes Sociais, o posicionamento político que a ação profissional requer no enfretamento das expressões da Questão Social que reverberam nos profissionais e nas/os usuárias/os.

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

A finalização da semana de orientação e fiscalização em ambos os municípios foi marcada pelo Minicurso de Educação Permanente ministrado pela Assistente Social Débora Ribeiro, membra da Comissão de Formação, com o tema “A ética profissional materializada no cotidiano da/o Assistente Social”. O evento contou com participação de vários Assistentes Sociais de vários seguimentos em ambos os municípios.
Sobre a relevância do tema, a Assistente Social Luana Rodrigues pontua: “Os cursos promovidos pelo CRESS sempre trazem contribuições importantes na minha caminhada profissional, particularmente, mesmo quando o tema se repete, vale a pena, para atualizar, relembrar e manter viva na memória a direção que devemos seguir. O curso sobre ética profissional foi uma volta ao início de tudo, uma síntese, mas, no miudinho da questão, tão pedagógico, quase um be-a-bá da ética. Nem na Universidade, eu lembro de ter sido tão leve e simples de entender. Que venha mais e sempre, o CRESS-PA é presente aqui.”
A formação sempre é pensada por meio da concepção político-pedagógica, normativa e disciplinadora, a fim de contribuir para formação, valorização e a garantia dos direitos da Categoria e das/os usuárias/os, e os temas abordados correlatam com as dificuldades evidenciadas nas relações de trabalho.

#descriçãodaimagem Card com fundo aquarela, com tom predominantemente lilás, contendo três fotografias em molduras estilizadas, com adornos amarelos, contendo informações sobre a atividade divulgada.

Gestão 2023/2026 – Democracia e Direitos Humanos se encontram no coletivo: O CRESS somos nós!

Pular para o conteúdo