No dia 14 de agosto de 2024, ocorreu reunião com a Organização Internacional para Migrações (OIM), agência da ONU, representada por Jacqueline Feitosa e Felipe Wunder, que atuam nos estados do Amazonas e Roraima, respectivamente, e estão coletando informações sobre o cenário da Política Migratória e da incidência do crime de Tráfico de Pessoas na Região Norte.
O objetivo da reunião foi compreender a visão do CRESS quanto à estas questões.
A Conselheira Odilene Andrade, coordenadora da Comissão Ampliada de Ética e Direitos Humanos, explicou que a política voltada a Migrantes Internacionais está se organizando gradativamente na capital e em alguns municípios do estado. Ilustrou que as denúncias sobre tráfico de pessoas, em âmbito estadual, sofreram uma considerável redução, o que não significa a diminuição da ocorrência do crime. Comentou que os profissionais da rede de serviços institucionais, carecem de formação específica sobre a temática de migração, apatridia, refúgio e tráfico de pessoas, a fim de identificarem tais situações e aplicarem o protocolo de atendimento a estes grupos.
Participaram da reunião a Conselheira Presidenta Regina Teodósio, o vice-presidente David Rosa e as Conselheiras Ana Margarida e Renata Bentes.
Esta atividade expressa os objetivos do Eixo Temático: Relações Internacionais, deliberado pelo Conjunto Cfess/Cress.

Pular para o conteúdo