CRESS-PA LANÇA A PROGRAMAÇÃO E INSCRIÇÕES DA 63ª SEMANA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2026

Nos dias 14 e 15 de maio de 2026, a categoria paraense se reúne mais uma vez para celebrar o dia da/o assistente social que neste ano demarca os 90 anos da profissão no Brasil.

Com o mote “Com direitos, democracia e unidade na diversidade, a gente faz o nosso Brasil” situa o lugar progressista que a profissão e a categoria assumem, ainda mais no contexto de ameaça da extrema-direita no país e no mundo. O Brasil que o Serviço Social defende é plural, diverso e tem a liberdade e a democracia como princípios. 

Nesta 63ª edição, além de abordagem histórica profissão e suas particularidades na Amazônia paraense explanadas nas conferências e oficinas propostas, ocorrerá a posse na nova diretoria dos CRESS-PA 2026-2029 eleita na última eleição do conjunto CFESS-CRESS.

LOCAL: ICJ -Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará – Belém – Pará – Brasil (R. Augusto Corrêa, 01 – Guamá, Belém – PA)

DIA 14 DE MAIO DE 2026- QUINTA FEIRA

08h- Credenciamento

08h30- Mesas Temáticas

Mesa 01 – Serviço Social na Amazônia Paraense: Seguridade Social sob a Lente do Projeto Ético-Político

Mesa 02 – Serviço Social na Amazônia Paraense: resistências e territorialidade

14h – Apresentação cultural

15h – 15h30 – Mesa de abertura 

15h30 – 17h30 – Conferência: “90 anos do Serviço Social no Brasil e a particularidade do Pará: unidade na diversidade, socialização da política e radicalidade democrática das lutas”

DIA 15 DE MAIO DE 2026 – SEXTA FEIRA

09h – 12h: Oficinas Temáticas

  1. A Instrumentalidade do Serviço Social
  2. Letramento Anticapacitista
  3. Lendo corpos e territórios para a garantia da justiça social e ancestral na Amazônia:  os instrumentais do Serviço Social e a identificação de comunidades tradicionais e originárias
  4. Feminilidades, Masculinidades e a violência contra a mulher

14h- Conferência: “90 anos do Serviço Social no Brasil: projeto ético-político e unidade de lutas”

16h- Posse da nova diretoria do CRESS-PA 2026-2029

18h- Encerramento

As inscrições para participar já estão abertas e são limitadas!

Oficinas Temáticas

Para participar das oficinas é necessário realizar a inscrição em um dos eixos temáticos.

Acessibilidade

É bandeira de luta da/o assistente social, e buscando garantir autonomia e segurança para pessoas com deficiência, o evento contará com os recursos necessários realização das atividades.

Acessar o conteúdo