CRESS-PA participa do 2° Encontro de Assistentes Sociais da Fasepa

O 2º Encontro de Assistentes Sociais da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (FASEPA), foi realizado nos dias 25 e 26 de junho de 2024, no auditório da SUDAM e contou com a participação do Conselho Regional de Serviço Social 1ª Região (CRESS-PA), representado pela conselheira presidenta, a Assistente Social Regina Teodósio, a ex-conselheira presidenta e Assistente Social, Olga Tabaranã. Na ocasião o CRESS também prestou atendimento administrativo-financeiro às e aos profissionais presentes.
A Mesa 1, realizada na manhã do dia 25, teve como tema: “Atuação dos Assistentes Sociais e Desafios para garantia da Promoção dos Direitos Humanos e da Proteção Integral”. Contou com a participação da Assistente Social e membra da Comissão Permanente de Ética do CRESS-PA, Jandira Miranda, que atua no Ministério Público do Pará e na SESPA, além de Évela Barbosa, Assistente Social da FASEPA, como palestrantes e ainda Geraldo Barros, Pedagogo da FASEPA, como debatedor.
No segundo dia foi realizada a Mesa 2: “O fazer profissional dos Assistentes Sociais da FASEPA e os percursos metodológicos para atuação na política socioeducativa”, tendo também a participação do CRESS-PA, representado pela ex-conselheira presidenta, Olga Tabaranã. Juntamente com ela palestrou a Assistente Social da FASEPA, Catarina Jordana Braz Carvalho e a Assistente Social e coordenadora da Coordenadoria de Atendimento Socioeducativo (CASE), Kátia Porfírio como debatedora.
A mesa 3 tratou sobre os 34 anos do ECA e os avanços do Sistema de garantia de Direitos na Política Socioeducativa da FASEPA, que teve como palestrante a advogada Anne Karolyne Sousa e como debatedora a Assistente Social Mônica Calandrine. “A extrema direita desengavetou a PEC que propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, e penso que a FASEPA, em conjunto com o CRESS e outras entidades defensoras de direitos humanos precisam emitir uma nota conjunta, e propor debates com a sociedade em defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente”, propôs Regina Teodósio.
A presidenta do CRESS-PA ressaltou a importância do encontro e do fortalecimento da rede que compõe a Política de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes. “Precisamos também debater com mais cuidado as orfandades. Temos órfãos da COVID, de sinistros de trânsito, de feminicídio, e quem cuida dessas pessoas órfãs?”, provocou.

Pular para o conteúdo